sábado, 30 de agosto de 2014

ZÉ CARIOCA E A BOA VIZINHANÇA COM OS ESTADOS UNIDOS


(PUC-SÃO PAULO)Foi em 1942 que o governo de Getúlio Vargas decretou o rompimento de relações diplomáticas com os países do Eixo nazifascismo .O "Zé Carioca", criado pela Disney em 1942, no filme "Alô, Amigos!", representaria o "brasileiro típico": alegre, brincalhão, amigável, receptivo aos estrangeiros. A criação dessa personagem relaciona-se, entre outros fatores,

A) ao período ditatorial do Estado Novo e à busca, pelo governo americano, de ampliar, pela propaganda, o apoio dos brasileiros ao governo Vargas;
B) à tentativa de incrementar a indústria do entretenimento no Brasil e ao esforço dos norte-americanos de se identificarem à tranquilidade brasileira;
C) ao contexto da Segunda Guerra Mundial, com a entrada do Brasil no conflito, e à política de boa vizinhança do governo Roosevelt;
D) a sequência de vitórias brasileiras em batalhas no norte da Itália e ao interesse norte;




Resposta: C
Resolução: Foi em 1942 que o governo de Getúlio Vargas decretou o rompimento de relações diplomáticas com os países do Eixo nazifascista. Nesse contexto do Estado Novo, uma ditadura com características semelhantes às dos regimes da Alemanha e da Itália, o Brasil fez a opção pelo alinhamento com os Estados Unidos e os Aliados na Segunda Guerra Mundial. Embora os Estados Unidos condenassem o regime autoritário do Estado Novo, ao contrário da afirmação contida na alternativa A, o governo Roosevelt buscou o apoio do Brasil no conflito, por meio da Política de Boa Vizinhança, na qual os Estúdios Disney tiveram intensa participação.

sábado, 23 de agosto de 2014

Analise a imagem a seguir:
Disponível em: 

http://www.infoescola.com/pintura/o-nascimento-de-venus/O quadro O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, é uma das grandes realizações da arte renascentista.Sobre essa obra e seu contexto histórico, 

Assinale a alternativa CORRETA.

A) A temática pagã da obra, baseada na mitologia greco-romana, constituiu-se numa ousadia que destoava do restante da produção artística do Renascimento.
B) A nudez representada no quadro também aparece em obras de outros artistas da época, como Michelangelo.
C) Botticelli, personagem símbolo do ideal humanista, também foi arquiteto,
engenheiro, músico e poeta.
D) O nascimento de Vênus, assim como a Última Ceia de Da Vinci, é uma pintura de temática bíblica.
E) Botticelli destacou-se por sua produção em escultura.
 

Renascimento--UFRGS-RS-

(UFRGS-RS-modificada) A charge a seguir que relaciona o presidente Lula com o renascentista Leonardo da Vinci, traz como referência, uma conhecida obra desse gênio do Renascimento. O artista renascentista e o título da obra que inspirou a charge são, respectivamente:

A)Leonardo da Vinci e A Virgem e o Menino.
B) Leonardo da Vinci e A Virgem dos Rochedos
C) Leonardo da Vinci e Homem Vitruviano.
D)Leonardo da Vinci e Mona Lisa.
E) Leonardo da Vinci e Última Ceia.


Renascimento -Reforma

EEM.Mons.José Carneiro da Cunha
Nome___________________Nº___Série 2º Turma "B"
2014-Renascimento -Reforma

Questão 01)
Leia a definição de renascença.
1- Ato ou efeito de renascer; renascimento 
2-Qualquer movimento caracterizado pela ideia de renovação, de restauração; retorno 
3-Nova vida, nova existência.
(Dicionário Houaiss da língua portuguesa)
O termo renascença é utilizado para caracterizar a arte, no mundo ocidental, entre os séculos XIV e XVI. A escolha do termo pode ser explicada
 
A) pelo fato de a produção artística ocidental nascer, de fato, neste período.
B) pela revalorização de ideais estéticos vigentes na Antiguidade Clássica.
C) pela renovação da pintura, fruto da difusão dos ideais protestantes.
D) pelo contato com a arte africana, descoberta graças às viagens marítimas.
E) pelo fim da política do mecenato, que financiava a recuperação das obras de arte.

Questão 02)
O movimento artístico e cultural que floresceu na Itália a partir do século XIV é conhecido como Renascimento ou Renascença. Pode ser caracterizado como uma tendência cultural laica que se estendeu até o século XVI. Inspirado na cultura grego-romana, rejeitava os valores feudais a ponto de considerar o período medieval a "Idade das Trevas". Assinale a alternativa que NÃO tem característica(s) do Renascimento:

A) No período renascentista, valorizava-se o ser humano como ser racional, isto é, dotado de um dom quase divino, a razão, e por isso mesmo capaz de interpretar e conhecer a natureza.
B) No Renascimento a aproximação dos seres humanos com Deus se fazia por meio da criatividade e da genialidade, atributos que lhe davam a imagem e a semelhança do Criador, possibilitando-lhes emergir das trevas da sujeição escolástica para exercer sua verdadeira humanidade.
C)O naturalismo, o hedonismo e o neo-platonismo são características do Renascimento.O naturalismo prega a volta à natureza; a filosofia hedonista defende o prazer individual como único bem possível; e o neo-platonismo, por sua vez, defende uma elevação espiritual, uma aproximação com Deus por meio da interiorização, da busca espiritual, em detrimento de qualquer desejo material.
D) É característica do Renascimento a oposição ao humanismo, no sentido da
valorização do ser humano, criação privilegiada de Deus. O Renascimento coadunava também, ao teocentrismo medieval, que tinha Deus como centro de todas as coisas e enxergava o ser humano como ser inferior, corrompido pelo pecado.

Questão 03)
Ao final do Renascimento, diversas transformações culturais e sociais ocorridas na Europa,entre os séculos XVI e XVII, propiciaram o surgimento da Revolução Científica. Esse movimento caracterizou-se pôr uma:

A) predomínio da concepção de um universo fechado e sobrenatural.
B) negação dos valores individualistas do homem e das concepções naturalistas.
C) crítica à ciência medieval expressa no retorno do pensamento escolástico.
D) afirmação do monopólio da Igreja Católica na explicação das coisas do mundo.
E) valorização do espírito crítico e do método experimental.

Questão 04)
O movimento intelectual e artístico da Europa nos séculos XV e XVI ficou conhecido como Renascimento. Identifique alguns de seus representantes, enumerando a 2ª coluna (obras) de acordo com a lª coluna.

Coluna I(autores)
1. Leonardo da Vinci
2. Miguel Ângelo
3. Miguel de Cervantes
4. William Shakespeare
5. Thomas Morus

Coluna II (obra)
( ) D. Quixote de La Mancha
( ) Hamlet
( ) Davi
( ) Mona Lisa
( ) Utopia
( ) Decoração da Capela Sistina

A sequência correta de números, de cima para baixo, é:
A) 1, 3, 2, 2, 5, 4.
B) 2, 4, 1, 5, 3, 1.
C) 3, 2, 4, 4, 5, 1.
D) 3, 4, 2, 1, 5, 2.
E) 4, 3, 4, 1, 2, 5.

Questão 05)
De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam-se e auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por exigências práticas de todo gênero.(Adaptado de Eugenio Garin, Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp, 1994, p. 11.) Sobre o tema, é correto afirmar que:

A) O pensamento humanista implicava a total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que libertava o homem para conhecer a natureza e a sociedade.
B) A mistura de conhecimentos das mais diferentes origens - como a magia e a ciência -
levou a uma instabilidade imprevisível, que lançou a Europa numa onda de
obscurantismo que apenas o Iluminismo pôde reverter.
C) As transformações artísticas e políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.
D) As inquietações religiosas vividas principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas Calvinista, Luterana, Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma, que defendeu a fé protestante contra seus inimigos.

Questão 06)
Foi um importante fator que contribuiu para a rápida difusão das idéias renascentistas:
A) a invenção da imprensa no século XV, facilitando a reprodução das obras, tornando-as mais acessíveis a um número maior de leitores.
B) a ausência de patrocínio para os artistas e intelectuais pelos príncipes e comerciantes, os quais não demonstravam interesse por tais ideias.
C) o processo de descentralização política do século XVI, que funcionou como canal de propagação destas idéias para outras regiões.
D) a descoberta de textos e obras de arte da Antiguidade Clássica em várias regiões da Europa.
E) o importante papel exercido pela Igreja, a qual colocou sua estrutura eclesiástica a serviço do Renascimento.

Questão 07)
Com o renascimento comercial e urbano, o aparecimento da burguesia, classe ligada ao comércio, e a formação das monarquias nacionais, a cultura europeia também sofreu alterações. Essas transformações culturais aprofundaram-se nos séculos XIV - XVI, ficando conhecidas como Renascimento. Representavam os valores da burguesia, classe social em ascensão. Manifestaram-se na literatura, artes plásticas, filosofia e ciência.(MELLO, Leonel I.; COSTA, Luís César. História moderna e contemporânea. São Paulo: Scipione, 1993. p. 31.)
Relacione os artistas renascentistas, apresentados na COLUNA A, às características que os identificam, elencadas na COLUNA B.

COLUNA A
1. Leonardo Da Vinci (1452-1519)
2. Michelangelo Buonarotti (1475-1564)
3. Sandro Botticelli (1445-1510)
4. Rafael Sanzio (1483-1520)

COLUNA B
( ) Projetou a cúpula da Basílica de São Pedro e decorou a Capela Sistina (ambas no Vaticano) com algumas das mais conhecidas pinturas renascentistas, entre elas “A Criação de Adão”.
( ) Pintor, arquiteto, botânico, cartógrafo, engenheiro, escultor, físico, geólogo, químico e inventor, era o típico humanista. Uma de suas obras mais famosas foi o “Homem Vitruviano”, retratando a beleza e precisão da simetria humana.
( ) Rompeu com a tradição medieval ao enfatizar a liberdade de movimentos do corpo, em sintonia com o dinamismo renascentista. Uma de suas telas mais famosas é “O Nascimento da Vênus”.
( ) Tornou-se o artista mais popular do Cinquecento, expressando sentimentos religiosos e transferindo para suas obras equilíbrio, doçura e piedade. Entre suas obras mais importantes estão “Escola de Atenas” e “Madona Sistina”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
A) 1 – 3 – 2 – 4
B) 2 – 1 – 4 – 3
C) 4 – 2 – 3 – 1
D) 2 – 1 – 3 – 4
E) 3 – 2 – 4 – 1

Questão 08)
Leia o texto a seguir e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
No decurso do tempo, a humanidade teve de aguentar, das mãos da ciência, duas grandes ofensas a seu ingênuo amor-próprio. A primeira foi quando percebeu que a Terra não era o centro do universo, mas apenas um pontinho num sistema de magnitude dificilmente compreensível. A segunda quando a pesquisa biológica lhe roubou o privilégio de ter sido criada especialmente, e relegou o homem a descendente do mundo animal.”(FREUD, S. O mal-estar na civilização. In: VICENTINO,C;
DORIGO, G. História Geral e do Brasil. São Paulo:Scipione, 2010, p. 39)

01. O texto faz referência indireta às pesquisas que, no século XIX, propuseram a teoria da evolução das espécies, segundo a qual a espécie humana evoluiu ao longo dos tempos por um processo de seleção natural.
02. Segundo o texto, os estudos científicos contribuíram para valorizar o papel atribuído a Deus na construção do Universo.
04. A ideia de que a Terra não é o centro do universo foi desenvolvida no início da modernidade por pensadores como Galileo Galilei e Copérnico.
08. O texto reafirma a teoria heliocêntrica, pois mostra que o Sol é o centro do Universo.
16. Segundo o texto, a diminuição do amor-próprio dos homens é resultado dos
equívocos da ciência e, para recuperá-lo, faz-se necessária uma reaproximação da humanidade com Deus.
Gabarito 05

Questão 09)
Os centros artísticos, na verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela presença de um número razoável de artistas e de grupos significativos de consumidores, que por motivações variadas — glorificação familiar ou individual, desejo de hegemonia ou ânsia de salvação eterna — estão dispostos a investir em obras de arte uma parte das suas riquezas. Este último ponto implica, evidentemente, que o centro seja um lugar ao qual afluem quantidades consideráveis de recursos eventualmente destinados à produção artística. Além disso, poderá ser dotado de instituições de tutela, formação e
promoção de artistas, bem como de distribuição das obras. Por fim, terá um público muito mais vasto que o dos consumidores propriamente ditos: um público não homogêneo, certamente (...).(Carlo Ginzburg. A micro-história e outros ensaios, 1991.)

Os “centros artísticos” descritos no texto podem ser identificados

A) nos mosteiros medievais, onde se valorizava especialmente a arte sacra.
B) nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural.
C) nos centros urbanos romanos, onde predominava a escultura gótica.
D) nas cidades-estados gregas, onde o estilo dórico era hegemônico.
E) nos castelos senhoriais, onde prevalecia a arquitetura românica.

Questão 10)
Movimento marcado por grandes mudanças culturais ocorrido na Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, o Renascimento se caracteriza pela retomada de valores da cultura greco-romana. A respeito de Leonardo da Vinci, um dos expoentes do Renascimento,

Assinale o que for correto.

01. "Monalisa" e "A Última Ceia" figuram entre os principais quadros pintados por da Vinci.
02. Como cientista e inventor, da Vinci foi um dos primeiros a projetar uma máquina voadora e um paraquedas.
04. Florença, na Itália, foi a cidade em que mais Leonardo da Vinci realizou seus
trabalhos.
08. Crítico do humanismo, da Vinci evitou ao máximo o uso de temas humanos em suas telas, optando, predominantemente, pela exposição e valorização de figuras celestiais.
16. O talento de Leonardo da Vinci foi reconhecido apenas no século XX. Em vida, nunca gozou de prestígio e reconhecimento por parte de artistas e intelectuais.

Gabarito 7

Questão 11)
Ao surgimento, a partir do século XIV, de uma cultura secular, humanista e antropocêntrica, damos o nome de:
A) Mercantilismo.
B) Reforma.
C) Contra-reforma.
D) Renascimento.
E) Revolução Industrial.

Questão 12)
Os séculos XV e XVI foram marcados pelo Renascimento, movimento que assinalou o início da sociedade moderna em oposição ao mundo medieval.

Sobre esse movimento é correto afirmar que:

01. os valores e ideais da Antiguidade Clássica inspiravam as teses dos humanistas.
02. Florença, cidade italiana com uma burguesia comercial que detinha o monopólio do poder, foi o berço do Renascimento.
04. o Teocentrismo, característica do mundo medieval, foi substituído pelo antropocentrismo, que colocava o homem no centro do universo, propondo o universalismo humanista.
08. dentre os principais autores do Renascimento, temos na literatura Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Luiz de Camões, Erasmo de Rotterdan.
16. os demais campos da cultura, da arte, da arquitetura e da política não foram
expressivos nesse período.

Gabarito 15

Questão 13)
Analise a imagem a seguir:
Disponível em: http://www.infoescola.com/pintura/o-nascimento-de-venus/O quadro O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, é uma das grandes realizações da arte renascentista. Sobre essa obra e seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA.

A) A temática pagã da obra, baseada na mitologia greco-romana, constituiu-se numa
ousadia que destoava do restante da produção artística do Renascimento.
B) A nudez representada no quadro também aparece em obras de outros artistas da época, como Michelangelo.
C) Botticelli, personagem símbolo do ideal humanista, também foi arquiteto,
engenheiro, músico e poeta.
D) O nascimento de Vênus, assim como a Última Ceia de Da Vinci, é uma pintura detemática bíblica.
E) Botticelli destacou-se por sua produção em escultura.

Questão 13)
Um momento histórico, surgido durante o século XV, teve, de início, sentido religioso, significando a revitalização da alma por meio dos sacramentos. No século XVI, o termo foi empregado para se referir às mudanças de consciência e de formas de expressão artística do período. Seu início é marcado pelo apogeu das cidades italianas do século XV e pela renovação das expressões artísticas ligadas às mudanças de mentalidade do período, com a ascensão da burguesia.

Assinale a alternativa que indica esse momento histórico.

A) Iluminismo
B) Renascimento
C) Absolutismo
D) Liberalismo
E) Relativismo Cultural

Questão 14)
Meu falecido pai, de memória abençoada, fez todo esforço para que eu pudesse alcançar excelência mental e técnica. O fruto dos meus estudos e trabalhos alcançou o seu desejo mais querido. Mas você pode perceber que, para a educação, as condições não eram favoráveis como são hoje. Nem eu tive professores tão capazes como você. Nós ainda estávamos na idade das trevas. (...) Agora, pela graça de Deus, a luz e a dignidade foram restituídas às letras e eu vivi para vê-lo. Hoje as antigas ciências estão restauradas (...). As línguas restituídas: o grego (...); o hebraico e o latim (...). Hoje o mundo está repleto de homens sábios (...).Mas lembre-se disso, a sabedoria de nada lhe servirá se você não amar e temer a deus (...).
Seu pai, Gargantua.”
François Rabelais, Carta de Gargantua a Pantagruel, 1532
São características do humanismo renascentista indicadas nesse texto,

EXCETO:

A) a crítica à Idade Média, percebida como período de trevas.
B) a valorização de uma educação laica e a abertura das bibliotecas monásticas.
C) o desejo de renovar a fé cristã mediante a tradução e circulação dos textos sagrados.
D) a retomada do patrimônio cultural e literário da Antiguidade Clássica.
E) o otimismo em relação aos avanços humanos no campo da educação.


Questão 15)

(FUVEST) O Juízo Final , pintado no teto da Capela Sistina , e a Divina Comédia são obras, respectivamente, de autoria de:

A)-Michelangelo e Dante Alighiere ;
B)-Rafael e Boccaccio;
C)-Ticiano e Petrarca ;
D)-Leonardo da Vinci e Santo Tomás de Aquino;
E)-Bernini e Shakespeare;

Questão 16)

FGV 2 SEMESTRE 2005 EXPLORAÇÃO COLONIAL
“Gostaria muito de ver no testamento de Adão a passagem em que ele divide o Novo Mundo entre meus irmãos, o Imperador Carlos V e o rei de Portugal.”
Esta frase, proferida pelo rei francês Francisco I em 1540, reflete:

A) O descontentamento da França com relação aos acordos firmados entre Portugal e Inglaterra acerca do tráfico de escravos africanos.
B) A ironia do governo francês com respeito às investidas das potências européias, por ocasião da chamada partilha da África.
C) O questionamento do apoio dado pelo poder pontifício aos acordos celebrados entre as Coroas ibéricas.
D) O inconformismo com o monopólio comercial estabelecido pelos portugueses com relação ao comércio de especiarias orientais.
E) A aceitação da hegemonia portuguesa com respeito às chamadas viagens ultramarinas.

Questão 16)

(UNEMAT/MT) A Contrarreforma foi um movimento organizado pela Igreja Católica para combater as heresias protestantes que ganharam muita força e adeptos nos séculos XVI e XVII. Um dos instrumentos utilizados pelos reformistas foi a atuação das ordens religiosas. Com base nesse enunciado, assinale a única alternativa correta:

A - Destaca-se a Ordem Franciscana, criada por Francisco de Assis, exatamente com o intuito de combater hereges protestantes.
B - Destaca-se a Ordem Beneditina, famosa pela cultura e saber científico, que recebeu o chamado para rebater as heresias protestantes de forma científica.
C - Destaca-se a Ordem Agostiniana, que desde a Idade Média controlava a Inquisição e recebeu a ordem de perseguir hereges, principalmente os judeus.
D - Destacavam-se as Ordens Terceiras, formadas por pessoas comuns, que receberam do Papa a incumbência de preservar a fé católica.
E - Destaca-se a Companhia de Jesus, ou Ordem dos Jesuítas, que tentou catequizar outras terras e expandir a crença no catolicismo.

Questão 17)

(UFPB 2009) (Adaptado) Em 1517, o monge Martinho Lutero divulgou suas noventa e cinco teses, nas quais criticava duramente a venda de indulgências e as arbitrariedades cometidas pela Igreja. Esse fato marcou o início da Reforma Protestante. Quanto às características da Reforma Protestante, assinale as alternativas verdadeiras.


A)-Lutero acreditava que o dinheiro obtido com a venda de indulgências deveria ser aplicado, diretamente, nas regiões de sua arrecadação, e não enviado à Roma. Com essa tese, ele obteve o apoio dos príncipes germânicos, que lutavam contra o domínio do Papa.
B)-Lutero considerava que a relação entre o cristão e Deus deveria ser direta, sem interferência dos sacerdotes. Segundo essa tese, cada pessoa poderia interpretar livremente a Bíblia, o que se confrontava com o dogma de Roma, afirmativo da autoridade exclusiva da Igreja na interpretação dos textos sagrados.
C)A salvação do crente, para Lutero, vinha unicamente da fé, e não de suas obras ou da intercessão dos santos. Com isso, Lutero reafirmava a independência do indivíduo em relação às hierarquias religiosas, o que representou mais um ponto de conflito com a Igreja.omercial e marítima européia
D)-As teses de Lutero motivaram uma série de revoltas e guerras civis disseminadas pela Europa. Uma trégua provisória só foi alcançada em 1555, com a Paz de Augsburgo, um tratado segundo o qual a religião de cada país deveria ser escolhida por meio de eleições livres.

Questão 18)

(Enem) Leia:

(...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. 
(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)
Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. 
(VINCI, Leonardo da. Carnets)
O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é

A) a fé como guia das descobertas.
B) o senso crítico para se chegar a Deus.
C) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
D) a importância da experiência e da observação.
E) o princípio da autoridade e da tradição.

Questão 19)

Ousados foram os artistas do Renascimento, que inventaram novas formas, cores e idéias e que nos legaram obras maravilhosas. “Mona Lisa”, “Pietá” e “Primavera” são, respectivamente, obras de:
A) Leonardo da Vinci – Michelângelo – Botticelli
B) Michelângelo – Rafael – Leonardo da Vinci
C) Botticelli – Michelângelo – Rafael
D) Leonardo da Vinci – Donatelo – Michelângelo

Questão 20)

Durante o Renascimento, houve um notável desenvolvimento da produção literária, além das artes plásticas. Indique a alternativa em que obra e autor estão corretos:
A) O Príncipe - Shakespeare
B) Dom Quixote - Miguel de Cervantes
C) Os Lusíadas - Erasmo de Rotterdan
D) Hamlet - Dante Alighieri
E) Utopia - François Rabelais

domingo, 17 de agosto de 2014

Série 2º Turma B SIMULADO O2 de História- 2014-ILUMINISMO


EEM.Mons.José Carneiro da Cunha
Nome___________________Nº___Série 2º Turma B
SIMULADO O2 de História- 2014-ILUMINISMO

1-(Fuvest) "Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos..."
(Adam Smith, A RIQUEZA DAS NAÇÕES, Livro III, capítulo 4)

Neste pequeno trecho, Adam Smith
A) contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.
B) mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval.
C) defende a lucratividade do comércio contra os baixos rendimentos do campo.
D) critica a preocupação dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas.

3- Assinale a opção em que se encontra corretamente identificado um dos preceitos fundamentais da Fisiocracia:

A) "O ouro e a prata suprem as necessidades de todos os homens."
B) "Os meios ordinários, portanto, para aumentar nossa riqueza e tesouro são o comércio exterior."
C)"Que o soberano e a nação jamais se esqueçam de que a terra é a única fonte de riqueza e de que a agricultura é que a( multiplica."
D)"Todo comércio consiste em diminuir os direitos de entrada das mercadorias que servem às manufaturas interiores (...)"
E) "As manufaturas produzirão benefícios em dinheiro, o que é o único fim do comércio e o único meio de aumentar a grandeza e o poderio do Estado.

4-No século XVIII surge na França a teoria econômica fisiocrática, proposta originariamente pelo médico Quesnay. A Fisiocracia criticava o mercantilismo e sustentava que a origem da riqueza nacional se encontrava no setor:

A)industrial.
B) comercial.
C)agrícola.
D)financeiro.
E) extrativista.

5-O príncipe é, para sociedade que governa, o que a cabeça é para o corpo; deve ver, pensar, agir por toda a comunidade, a fim de conseguir-lhe todas as vantagens... É apenas o primeiro servidor do Estado, obrigado a agir com probidade, com sabedoria, totalmente desinteressado, como se a cada momento tivesse de prestar contas de sua administração.”
(Frederico II, Rei da Prússia). Tais palavras expressam:

A) O absolutismo.
B)O maquiavelismo.
C)O liberalismo.
D)O despotismo esclarecido.
(e)A democracia.

6-Entre as principais propostas formuladas no século XVIII por Montesquieu, em sua obra “O Espirito das Leis”, podemos citar:

A) separação dos poderes em executivo, legislativo e judiciário;
B) sufrágio universal;
C) direito divino dos reis;
D) Parlamento composto por membros da nobreza;
E) regime presidencialista.

7-Adam Smith, em A Riqueza das Nações (1776), lançou os fundamentos da economia Política Clássica.
Para esse autor, o crescimento da riqueza de uma nação depende:

A) da intervenção do Estado na economia.
B) da natureza e do uso correto do solo nas atividades agrícolas.
C) da produtividade do trabalho, em função de seu grau de especialização.
D) da quantidade de metais preciosos e recursos minerais, acumulados com a exploração das colônias.
E) do incremento das atividades comerciais, através da criação de companhias de comércio.

8-O Liberalismo como ideologia da burguesia está construído sobre quais princípios fundamentais?

A) Propriedade privada, liberdade de pensamento, igualdade jurídico-política.
B) Igualdade de classe, liberdade de pensamento, materialismo.
C) Propriedade privada, corporativismo, liberdade de expressão.
D) Igualdade jurídico-politica, fraternidade, exaltação ao misticismo.
E) Igualdade de classes, liberdade religiosa, corporativismo.

9-Em sua obra "O Espírito das Leis", Montesquieu critica o abuso de poder pelo Estado absolutista. Qual a proposta desse escritor para que o Estado fosse mais democrático? Assinale a alternativa correta.

A)-Ele criou leis com o objetivo de limitar o poder do rei através da Magna Carta.
B)-Ele propôs a criação de três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.
C)-Ele valorizava a ciência de que nenhum homem nasceu livre de espírito.
D)-Ele afirma que a Igreja é a principal ordem cristã, acima do Parlamento.

10)Sobre o Iluminismo, relacione as idéias com seu autor/grupo.
(1) Voltaire
(2) Montesquieu
(3) Rousseau
(4) Liberalismo
(5) Maçonaria
(6) Despotismo Esclarecido

A) (3 ) Disse que a educação deve tornar os homens mais livres e soberanos.
B) (2 ) Distingue três tipos de governo: república, monarquia e despotismo.
C) (1 ) Estado deveria ser laico.
D) (6 ) Os monarcas devem pôr em prática as reformas racionais.
E) ( 3) Afirmou que a desigualdade entre os homens não é natural.
F) ( 4) O trabalho humano é a verdadeira fonte de riqueza.
G) (1 ) Defende a razão e seu livre exercício.
H) (6 ) Deve-se permitir o funcionamento das leis da natureza.
I) ( 4) Combate à intervenção do Estado na economia.
J) ( 2)Defendeu a divisão do poder em três setores: Executivo, Legislativo e Judiciário.
K) (5 ) Responsável pela difusão de ideias liberais.

11-Podemos definir "Despotismo Esclarecido" como:

A) o governo dos mais esclarecidos
B) o governo dos reis absolutos
C) a conciliação das idéias do absolutismo e da filosofia iluminista
D)aceitação integral dos ideais dos filósofos iluministas
12-Adam Smith, autor de "A riqueza das nações", defendia em sua obra:

A) o governo da maioria
B) o governo parlamentar.
C) a liberdade de comércio
D) o intervencionismo estatal na economia

13-Em linhas gerais, podemos afirmar que o Iluminismo:
A) ( ) foi um movimento revolucionário que surgiu na Inglaterra, no século XVIII.
B) ( ) foi um movimento intelectual que surgiu na França, no século XVIII.
C) ( ) defendia, no plano filosófico, a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis e, no plano econômico, a livre iniciativa.
D) ( ) defendia o direito divino dos reis, o mercantilismo e o poder político da Igreja Católica.
E) ( ) influenciou alguns governantes europeus, que implantaram reformas em seus países, ficando conhecidos como déspotas esclarecido

14-O "Ato de Supremacia" assinado pelo rei Henrique VIII:

A) tornava o rei chefe da Igreja
B) subordinava o rei ao parlamento
C) atendia aos interesses da Igreja
D) concedia liberdade religiosa na Inglaterra
E) aumentou o poder da nobreza

15-RELACIONE A 2ª COLUNA DE ACORDO COM A 1ª:
(1) Igreja Católica
(2) Ilustração
(3) Déspotas
(4) Enciclopédia
(5) Montesquieu
(6) Adam Smith
(7) Absolutismo
(8) Rousseau
(9) John Locke
(10) Constituição

(4 ) Obra que reunia todo o conhecimento científico e filosófico.
( 7) Governo concentrado nas mãos do rei.
(1 ) Era muito criticada por Voltaire.
(5 ) Defendia a criação dos três poderes.
( 2) Movimento cultural europeu do século XVIII.
(9 ) Acreditava que todos os homens nascem livres e iguais e tem direitos à vida e à propriedade.
( 3) Reis absolutistas que conciliavam seu poder com ideais iluministas.
(6 ) Afirmava que a riqueza de um país depende da capacidade de trabalho de seus habitantes.
(10 ) Lei maior de um país que garante direitos e deveres dos cidadãos. Não existe em governos absolutistas.
(8 ) Defendia um governo democrático e pregava a liberdade econômica.

16-O termo vem do grego que significa natureza e poder. Designa o governo comandado pelas leis da natureza:
A) Fisiocracia
B) Lei iluminista
C) Iluminismo
D) feudolismo
E) filosofia

17-apresentavam, contudo, discordâncias quanto a essa fonte. Os elementos geradores de riqueza para a Fisiocracia e para o Liberalismo eram, respectivamente:

A) terra e trabalho
B) agricultura e capital
C) indústria e comércio
D) metal precioso e tecnologia

18 –(UFF – 1999) “Todo homem, contanto que não transgrida as leis da justiça, permanece plenamente livre para seguir a estrada apontada por seu interesse e para levar onde lhe aprouver, sua indústria e seu capital, juntamente com aqueles, de qualquer outra classe de homens.” (SMITH,Adam. Textes Choisis. Paris, Dalloz, 1950, p. 275). Este texto apresenta a máxima do liberalismo inglês do século XVIII, pressupondo que a noção de liberdade ligava-se ao reino da Natureza, sem vinculações com a problemática do espaço. Assinale a opção que se identifica, corretamente, com o pensamento de Adam Smith.

A) As atitudes políticas dos cidadãos, em particular sua liberdade de escolher seus representantes,era tema de interesse vital para os liberais do século XVIII, mormente em face dos primeiros movimentos operários.
B) A idéia de “nação”, como um espaço socialmente construído, é um dos fundamentos do liberalismo do século XVIII.
C) O conceito de “nação” está intimamente ligado ao “princípio da nacionalidade” formulado no século XVIII.
D) Até o final do século XIX o termo “nação” significava, simplesmente, o conjunto de habitantes de uma província, de um país ou de um reino,pertencendo muito mais ao domínio da Natureza.
E) O pensamento liberal parte do reconhecimento do valor e importância da cooperação humanamediante a forte presença do Estado.

19 – (UFMG – 1997) Assinale a alternativa que apresenta a concepção de trabalho de Adam Smith.
A) A divisão do trabalho deve ser controlada pelo Estado, de forma a garantir a estabilidade na oferta de empregos.
B) A maior produtividade pressupõe a especialização do trabalho, a divisão entre vários homens daquilo que anteriormente era produzido por um só.
C) Os parasitas, aqueles que não trabalham, não podem participar e nem se beneficiar da riqueza produzida pela coletividade.
D) Uma maior colaboração entre produtores diretos garante uma maior socialização das riquezas e o Estado do Bem-Estar Social.

20 - (UFMG - 1997) Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.

A) Crença na razão como fonte pra a crítica social e política
B) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política
C) Idéia do direito divino dos reis para legitimar o absolutismo
D) Idéia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes

21-Foi considerado o pai do iluminismo:

A) John Locke
B) Saint Simon
C) Max Weber
D) Adam Smith
E) François Quesnay

22-"Movimento intelectual, portador de uma visão unitária do mundo e do homem, o iluminismo, apesar das diversidades de leituras que lhe são contemporâneas, conseguiu uma grande mudança quanto à racionalidade do mundo e do homem."( FALCON, Iluminismo) O movimento iluminista do século XVIII representou uma:
A) crítica ao mecanicismo, fundamental nos dogmas do pensamento religioso católico;
B) justificativa da dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas;
C) defesa da teocracia pontifícia, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta;
D) afirmação das idéias de progresso e de Natureza, o que permitiu o avanço do conhecimento racional;
E) subordinação ideológica do poder político civil às práticas e doutrinas da Igreja contra-reformista.

23-Representava o pensamento das camadas populares, ao afirmar que a fonte do poder era o próprio povo. Em seu livro Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, afirma que "o primeiro que concebeu a idéia de cercar uma parcela de terra e dizer 'isto é meu', e que encontrou gente suficientemente ingênua que lhe desse crédito, esse foi o autêntico fundador da sociedade civil. De quantos delitos, guerras, assassínios, desgraças e horrores teria livrado o gênero humano aquele que, arrancando as estacas e enchendo os sulcos divisórios, gritasse: 'cuidado, não deis crédito a esse trapaceiro, perecereis se esquecerdes que a terra pertence a todos'." A que filósofo iluminista refere-se o texto?
A) Voltaire
B) Montesquieu
C) Rousseau
D) Denis Diderot
E) Jean d'Alembert

24(G1) O Iluminismo contribuiu para uma série de modificações políticas e sociais. Entre elas, destaca-se:

A) fim do Despotismo Esclarecido.
B) fortalecimento do poder papal após o surgimento da Teoria do Direito Divino.
C) apesar da intensidade das idéias revolucionárias iluministas, a penetração desses ideais não chegava às colônias americanas.
D) criou bases ideológicas para a Revolução Francesa e influenciou o desenvolvimento da cultura e da educação ocorrido na Europa.
E) mesmo com bases revolucionárias, defendia a servidão.

25-(Uel) Igualdade social, liberdade de pensamento, ação e soberania popular são manifestações do Iluminismo que basicamente se caracterizou como:

A) Um movimento de retorno aos valores místicos e transcendentes, anteriores ao Renascimento.
B) Uma substituição da religião, da tradição e da ordem absolutista, pelo pensamento racional em prol dos liberalismos político e econômico.
C) Uma utopia social fundada na ideologia cristã, base das correntes humanistas do Ocidente.
D) Uma reação contrária à sistematização do saber e à soberania popular.
E) Um movimento artístico com ênfase na expressão livre da vontade criadora dos artistas

26-Leia as frases de pensadores iluministas.

(...) encontramos nossos lucros no prejuízo de nossos semelhantes e a perda de um quase sempre determina a prosperidade de outro.” (Jean-Jacques Rousseau)

(...) aquele que alimenta a sua loucura com o crime é um fanático (...). Há também fanáticos de sangue-frio: são juízes que condenam à morte aqueles cujo único crime consiste em não
pensarem como eles (...)” (Voltaire)

27-(Ufrs) No século XVIII, a filosofia das Luzes - o Iluminismo - constituiu um momento decisivo na história das idéias.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir, referentes a esse tema.
(V ) O movimento das Luzes teve seu maior esplendor na França, que constituía a maior potência da Europa ocidental, seja pelo número de habitantes, seja pelos recursos econômicos.
( F) A despeito da concepção positiva da natureza humana e, portanto, da crença da perfectibilidade do homem, os pensadores iluministas recusaram qualquer engajamento na vida pública, negando a validade das reflexões políticas.
(V) As Luzes encontraram suas raízes no progresso realizado no campo científico, ao longo do século XVII, através das contribuições de Galileu e Pascal, entre outros.
(V) Como princípio-chave, a filosofia iluminista almejava fazer progredir o espírito crítico através de uma reflexão livre: a razão tornou-se o imperativo supremo.
(F ) O século das Luzes pôde atingir tamanho desenvolvimento na medida em que contou com a mais ampla liberdade de expressão e de imprensa, à qual o Estado não impunha censuras.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) F - F - V - V - V.
B) V - V - F - F – F.
C) F - V - F - V - V.
D) V - F - V - V - F.
E) F - V - F - F - V.